Agricultura ficará sem suplementação de verba, diz deputado

Deputado acredita que não haverá recursos no Orçamento do Brasil para assegurar o volume de dinheiro pedido pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para a compra de excedentes da safra.

O Brasil não pode arcar com os R$ 2 bilhões que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, quer dar aos produtores como compensação pela queda dos preços das safras, e os parlamentares provavelmente não aprovarão a liberação da verba, disse o presidente da comissão de orçamento. “Não temos dinheiro para isso”, disse Paulo Bernardo, deputado que chefia a comissão de orçamento. “Como vamos conseguir uma quantia tão grande assim?”.

Rodrigues solicitou em 9 de dezembro passado ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para que ele incluísse os R$ 500 milhões reservados na proposta de orçamento de 2005 para a compra do excedente de safras como a de milho ou para a disponibilização de empréstimos rurais. Os agricultores brasileiros, os segundos maiores produtores de soja do mundo, foram prejudicados por um declínio de 49% dos preços do produto ocorrido desde abril, quando a cotação atingiu seu pico.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter