Racionamento de combustíveis preocupa setor arrozeiro argentino

Enquanto o clima favorece o cultivo de arroz em Entre Rios, principal província produtora do cereal na Argentina, a falta de combustível para os motores de irrigação começa a preocupar.

Segundo informação da imprensa argentina, o setor arrozeiro da província de Entre Rios, principal produtor daquele país, está sofrendo um déficit de um milhão de litros de combustível por semana devido a um processo de racionamento iniciado pelas empresas petroleiras. A preocupação é redobrada porque nesta época do ano se intensifica o processo de irrigação das lavouras e são necessários 600 litros de óleo para regar um hectare de cultivo de arroz.

As autoridades da província e lideranças arrozeiras do país vizinho estão trabalhando para resolver o problema e evitar o desabastecimento de combustível, que poderia resultar em perdas para a lavoura entrerriana.

Por outro lado, as altas temperaturas da semana que passou foram muito favoráveis ao cultivo de arroz em Entre Rios. Empresas públicas e privadas de assistência técnica informam que as lavouras da província encontram-se em condições entre muito boas e excelentes. Estimam, se resolvido a tempo o problema da falta de combustível para tocar os motores de irrigação, que a produtividade média será igual ou superior a de 2004, alcançando em torno de 6,5 mil quilos/ha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter