Irga avalia efeitos do tsunami no mercado de arroz
A produção mundial da safra 2004/05 terá redução de até 14,4 milhões de toneladas referentes as perdas registradas na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia.
A passagem devastadora da onda tsunami na costa do Oceano Pacífico provocará redução na oferta mundial de arroz. Conforme levantamento realizado pela equipe de política setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), com base nos dados preliminares apurados pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO), a produção mundial da safra 2004/05 terá redução de até 14,4 milhões de toneladas referentes as perdas registradas na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia. Na última safra os três países colheram 80,8 milhões de toneladas do cereal.
Segundo as análises da FAO, os prejuízos foram causados pela destruição da estrutura de irrigação das lavouras (canais, reservatórios, sistemas de drenagem), pelo desnivelamento, erosão e salinização dos solos, e pela alteração das características biológicas e químicas da água utilizada nas plantações.
Para avaliar os efeitos do tsunami o Irga projetou três cenários distintos, que apontam queda de 1,30%, 1,87% e 2,44% na produção mundial de arroz, considerando as médias históricas dos últimos cinco anos.
Os maiores danos ocorreram no Sri Lanka, que teve perda total, com risco de desabastecimento alimentar. As plantações da ilha de Sumatra, que representam 10% da produção da Indonésia, também foram devastadas pela onda gigante.
A Tailândia, que já havia encerrada a colheita, teve perda de 4% nos estoques armazenados na Região Sul. De acordo com a FAO, Índia, Bangladesh, Miamar e Ilhas Maldivas não tiveram perdas significativas.