Fronteira-Oeste começa a colher 128 mil ha

Lavouras da região devem produzir 6,5t médias por hectare .

Antes mesmo da abertura oficial, os orizicultores de Uruguaiana já iniciaram a colheita da safra 2004/2005, que enfrenta a estiagem e o frio fora de época, no final de janeiro, e, principalmente, na primeira quinzena deste mês. Segundo o engenheiro agrônomo e responsável pelo Irga no município, Gustavo Hernandes, a expectativa de uma produtividade média de 7,3 mil quilos por hectare foi frustrada pelo clima adverso durante o plantio.

A produção final também está prejudicada, face a redução da área plantada. Neste ano, foram cultivados 86,6 mil hectares, sendo 65,6 mil em Uruguaiana e 21 mil em Barra do Quaraí. A quebra no rendimento, em torno de 15% em algumas áreas, resultará em média de 6,5 mil quilos por hectare, produtividade histórica normal para a região, mas abaixo do esperado.

Em São Borja, a colheita do cereal também se intensifica. E, assim como em Uruguaiana, o setor sofre em virtude das dificuldades de irrigação. Levantamento do Irga no município mostra que 17 mil dos 42 mil hectares plantados estão comprometidos. Até agora, oito mil hectares foram abandonados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter