Irga faz um balanço do Programa Arroz RS

Segundo o presidente do Irga, 65% dos projetos do Programa Arroz RS, lançado em junho de 2003, estão em pleno andamento.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Pery Sperotto Coelho, fez hoje (25), no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito (RS), um balanço das ações desenvolvidas pelo Programa Arroz RS. O evento faz parte da programação da 15ª Abertura da Colheita do Arroz, cuja solenidade oficial ocorrerá domingo às 10h30min, na Estância Guatambu.

Segundo o presidente do Irga, 65% dos projetos do Programa Arroz RS, lançado em junho de 2003, estão em pleno andamento. Além de elevar a produtividade da lavoura gaúcha em uma tonelada em quatro anos, os objetivos do programa são a conquista de novos mercados, aumento do consumo interno e acréscimo da rentabilidade do produtor. “São mais de 30 parcerias com setores públicos e privados visando melhorias na qualidade do produto, redução dos custos de produção e de impacto ambiental, a fim de garantir maior competitividade à orizicultura estadual.

A importância dos trabalhos de transferência de tecnologia – Projetos 10, CFC e Clearfield – para o incremento de produtividade da lavoura foi destacada pelo presidente do Irga. “Na safra passada a média do Estado foi de 6.110 kg/há e nossa meta é atingir 6.500 kg/há até o final do governo”, enfatizou. Coelho disse que na safra 2003/04 os dois projetos atingiram 308 produtores de forma direta e 3.525 indiretamente e uma área de 318 mil hectares de arroz de 42 municípios. Com relação ao Clearfield – sistema de produção desenvolvido em parceria com a Basf que usa o plantio do cultivar 422CL para controle de arroz vermelho – foram atingidos 82 produtores e 4,5 mil hectares. “Na safra 2004/05 serão atendidos mais 921 produtores e 58,26 mil hectares”.

Coelho salientou as ações nas áreas de capacitação e treinamento do Programa Arroz RS. “Nossa equipe técnica está qualificando agrônomos, técnicos de nível médio e trabalhadores rurais na área do manejo integrado do arroz”. O presidente do Irga também fez uma análise do Projeto de Gestão Ambiental. “Criamos uma Comissão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, um manual de Produção de Baixo Impacto Ambiental e estamos buscando participação mais atuante nos Comitês de Bacias e preparando um programa de educação ambiental”.

A realização de ações conjuntas com a Federarroz, Farsul, Fearroz e demais entidades da cadeia produtiva para alavancar as exportações de arroz também foi salientada. Ele ressaltou ainda os trabalhos das câmaras setoriais em nível estadual e nacional, lançamento de um novo cultivar de arroz para 2006 e criação do site do Irga. No encerramento da palestra ele convidou os produtores a participarem do Dia de Campo Anual do Irga, que ocorrerá em 9 de março, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter