Rice Tec lança novas variedades de arroz híbrido

As cultivares Tiba e Ecco estão sendo apresentadas aos produtores durante a 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A Rice Tec, empresa multinacional que desenvolve e comercializa sementes de arroz híbrido, está lançando no mercado brasileiro dois novos produtos. As cultivares Tiba e Ecco estão sendo apresentadas aos produtores durante a 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.

Uma das características do Tiba é o alto potencial de produtividade, com ciclo de 130 dias. Os primeiros ensaios com o Ecco indicam alta qualidade industrial e ciclo tardio de 145 dias. Para a safra 2005/06 a Rice Tec irá disponibilizar sementes para uma área de 3 mil hectares de Tiba e mais 1 mil hectares da variedade Ecco .

O grupo Rice Tec também está apresentando os primeiros resultados das lavouras cultivadas na safra 2004/05 com as variedades Tuno-CL (sistema Clearfield) e o Avaxi.

Segundo o gerente técnico da Rice Tec, Renato Luzzardi, as novas variedades foram desenvolvidas para apresentarem resultados melhores ainda dos que os já alcançados pelas cultivares Tuno e Avaxi. Na cidade de Santa Cruz do Sul, região central do Rio Grande do Sul, o produtor André Torquinst plantou 16 hectares de arroz com sementes híbridas do Tuno-CL e a produtividade registrada ficou na casa de 10 mil quilos por hectare.

Na cidade de Itaqui, na fronteira oeste, o produtor Valdir Schmidt plantou 10 hectares de Tuno-Cl, onde alcançou produtividade de 8.092 quilos por hectare e também plantou a variedade Avaxi, que teve uma produtividade de 9.297 quilos por hectare, também em uma área de 10 hectares.

Entre os resultados mais expressivos da safra 2004/05 estão as lavouras de Uruguaiana, onde o produtor Claudiomar Sacconi colheu 10.187 quilos por hectare de Avaxi, e uma lavoura na cidade de Guaramirim, em Santa Catarina, onde o produtor Carlos Frolich colheu 8,4 mil toneladas de arroz por hectare em uma área infestada de arroz vermelho. Na lavoura em Guaramirim, o sistema de cultivo foi o pré-germinado e na comercialização o arroz registrou a marca de 69% de de grãos inteiros. Nesta área, o histórico de produtividade indicava uma média de 5 toneladas por hectare”, comenta Renato Luzzardi.

A Rice Tec está investindo na área de pesquisa para desenvolver variedades híbridas adaptadas ao cultivo em terras altas. O trabalho também está sendo feito para verificar a adaptabilidade dos híbridos para o sistema de produção com pivô central. A Rice Tec está com novas áreas de pesquisa instaladas nos estados de Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter