Farsul busca direito dos produtores de armazenar água

Uma previsão levantada pela Estação Meteorológica de São Leopoldo (RS), de que nos próximos 20 anos haverá mais períodos de seca do que de chuvas.

Uma previsão levantada pela Estação Meteorológica de São Leopoldo (RS), de que nos próximos 20 anos haverá mais períodos de seca do que de chuvas, preocupa os produtores em relação ao futuro da agricultura irrigada. “Temos que nos adequar o quanto antes e buscar recurssos a fim de suportar esta situação”, diz o engenheiro agrônomo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Ivo Lessa.

A entidade realiza trabalho de discussão sobre as áreas de preservação permanente nas propriedades, pois o código florestal impede a contrução de barragens de maior porte nestas propriedades. Segundo Lessa, será encaminhado pedido ao Consema e Conama, pedindo maior flexibilidade da lei.

“Sabemos que em casos de escassez de água, a população tem prioridade, mas a água é utilizada na produção de alimentos e de nada adianta ter água e não ter comida”, disse O agrônomo. A questão foi levantada durante o painel Segurança Alimentar e Armazenamento de Água Doce no Meio Rural, promovido pela Farsul, na sexta-feira, Participaram representantes da Associação da Barragem do Arroio Duro (AUD), Agência Nacional de Águas, DRH/SEMA, Farsul e Comitês de Bacias Hidrográficas.

O representante dos usuários do Arroio Duro, em Camaquã, João Viégas, relatou como é o manejo naquela região. A barragem do Arroio Duro é de grande porte e irriga 18 mil hectares de lavouras, no município. “Foi feita uma apresentação da experiência daquele município para que possa ser aproveitada por outras comunidade”.

A participação do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente também foi muito importante, pois em breve o órgão será o responsável pela outorga do uso dos recursos hídricos na agricultura. “Queremos armazenar e produzir a nossa própria água, não somos contra a gestão ambiental, apenas mostrar que a legislação é rigorosa e buscar um espaço para reverter esta questão”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter