Próxima abertura da colheita do arroz será em Itaqui

Itaqui, na Fronteira Oeste do RS, disputou sozinha a condição de sede da próxima abertura da colheita.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) decidiu no início da tarde deste sábado que a próxima Abertura Oficial da Colheita do Arroz, a 16ª edição deste evento, será na cidade de Itaqui, na Fronteira Oeste do estado. O vice-presidente da Federarroz, Juarez Petry, produtor na cidade de Tapes, disse que a cidade de Itaqui disputou sozinha a condição de sede da próxima abertura da colheita. As cidades candidatas poderiam se inscrever para concorrer até minutos antes da reunião de hoje da Federarroz.

Segundo Petry, a cidade de Mostardas, no litoral norte, também manifestou interesse em sediar a próxima abertura da colheita, mas não oficializou a intenção, ficando como preferencial para a abertura que acontecerá em 2007. “O litoral norte deverá ser a próxima sede da abertura depois de Itaqui”, ponderou Petry.

Para a abertura da colheita em 2006, o objetivo é antecipar o evento, evitando que na época de maior movimento dos produtores em suas lavouras as discussões da cadeia produtiva já tenha acontecido. Segundo Juarez Petry, as cidades de Uruguaiana, Alegrete e São Borja concordaram em apoiar o evento de abertura da colheita em Itaqui. “É uma garantia de que a próxima edição do evento será ainda melhor”, observou Petry.

Na próxima reunião da Federarroz, no final do mês de março, será decidido se haverá uma segunda edição da Abertura do Plantio, que no ano passado aconteceu na cidade de Tapes. A cidade de Cachoeira do Sul é uma das pré-credenciadas. “A abertura do plantio poderá ser em Cachoeira, a abertura da colheita em Itaqui e uma grande confraternização da cadeia produtiva já está garantida para acontecer também em Cachoeira do Sul, com a Fenarroz de 2006”, analisou Gilmar Freitag, um dos vice-presidentes da Federarroz.

A cadeia produtiva do arroz está com importantes pautas de discussão tanto na 15ª Abertura da Colheita, que está acontecendo em Dom Pedrito, como para os próximos eventos. Os efeitos da estiagem, o uso da água e a construção de novos reservatórios estão entre as prioridades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter