Granizo destrói áreas de arroz
Contabilizando perdas pela estiagem prolongada de quase dois anos, arrozeiros gaúchos agora sofrem perdas com temporais e granizo.
Os quatro produtores de arroz mais atingidos pelo temporal de granizo ocorrido em Dom Pedrito (RS), na segunda-feira, acompanhado de ventos fortes, estiveram nesta segunda-feira 1 com o gerente regional do Irga, Eloy João Cordero, contabilizando o prejuízo causado às lavouras. O grão estava em fase de amadurecimento.
Foram arrasados 960 hectares das plantações de Leonel e Daniel Rockembach, Roni Marinho e Cláudio Minuzzi, na localidade de Bento Rengo, divisa entre Dom Pedrito e Bagé. Conforme Cordero, o município, já castigado pela seca, deixará de colher mais 174 mil sacas de arroz, com prejuízo de R$ 4,2 milhões. Os orizicultores também registraram perdas expressivas nas instalações das propriedades, tiveram galpões e moradias destruídas pelo vento e algumas coberturas jogadas a uma distância de 500 metros.
As lavouras atingidas já foram vistoriadas pelo Irga e os laudos serão encaminhados à direção do órgão para que seja providenciada a indenização dos valores investidos no custeio da atividade, como a compra de insumos e o pagamento de mão-de-obra. ‘A precipitação foi intensa e prolongada, debulhando as espigas prontas para a colheita e cortando os pés da plantação’, relatou o gerente regional do Irga.


