Engenho Treichel comemora 42 anos amanhã
Uma das mais tradicionais indústrias gaúchas comemora 42 anos apostando na atividade orizícola.
Uma das mais tradicionais indústrias gaúchas de arroz, o Engenho Treichel, de Cachoeira do Sul (RS), completa neste sábado 42 anos de atividades. O empresário Alfredo Treichel diversificou suas atividades econômicas através do completo aproveitamento do arroz, investindo na agricultura, armazenagem, beneficiamento, comércio e transporte. Os resíduos do cereal são aproveitados no confinamento de gado, fazendo parte da ração dos animais.
Já a casca do arroz vira combustível para as caldeiras do engenho. A empresa ocupa uma área total de 100 mil metros quadrados, dos quais 6.500 com armazéns convencionais e mais 19 silos de armazenagem, com uma capacidade armazenadora a granel de 325 mil sacos, mas com uma rotatividade anual de grãos equivalentes a mais de 800 mil sacos de arroz.
Emprega 77 funcionários, compra arroz de toda a região e até de Uruguaiana e manda as marcas Vera, Verinha e Treichel para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Amapá. Alfredo Treichel também é presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz Parboilizado, integra a Câmara Setorial do Arroz e é um dos líderes empresariais mais reconhecidos da cadeia orizícola.
Apesar de tradicional, a empresa tem uma das mais modernas plantas industriais do Brasil, fruto de um recente investimento na completa remodelação interna e substituição de máquinas.