Conab faz levantamento extra da safra de grãos
Seis técnicos da Conab percorrerão 90 municípios do Sul do Brasil para identificar a dimensão da quebra nas lavouras por causa da seca.
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento retornam nesta segunda-feira 14 às regiões produtoras para fazer um novo levantamento sobre os prejuízos provocados pela prolongada estiagem nos estados atingidos. A intenção do Governo Federal com esta pesquisa extraordinária é calcular o real percentual da quebra da safra de grãos 2004/2005. O resultado será divulgado no início da semana que vem.
O trabalho está sendo realizado por seis técnicos, que vão percorrer até a próxima sexta-feira 90 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O levantamento, entretanto, vai cobrir uma área mais ampla, já que esses municípios centralizam as maiores regiões produtoras de cada estado. Na semana passada, a Conab estimou a produção brasileira de grãos em 123,4 milhões de toneladas, representando uma redução de 8,5 milhões de toneladas em relação a avaliação anterior, de 131,9 milhões de toneladas.
O levantamento vai apurar ainda a quebra da safra em São Paulo, Bahia e Goiás. Nestes estados, a avaliação será feita com produtores e cooperativas das áreas afetadas. O Geosafras (pesquisa por satélite) está auxiliando o estudo sobre a condição climática. Essa não é a primeira vez que a Conab realiza um levantamento extraordinário. Em anos anteriores os técnicos também precisaram ir a campo, fora do calendário preestabelecido, para confirmação de novos números por causa da seca .


