Volta das chuvas não traz alívio ao Rio Grande do Sul

A ocorrência de chuvas entre 30mm e 85mm em todo o Rio Grande do Sul amenizou o calor e parte dos efeitos da estiagem, mas muitas lavouras seguem em situação de risco e apresentam perdas de produtividade.

As chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul neste final de semana ainda não foram suficientes para retirar o sinal de alerta da cultura do arroz. A chuva atingiu todo o estado com índices de 30mm a 85mm e foi boa para as pastagens e amenizou as perdas da soja, além de revitalizar alguns cursos d´água. No arroz, o impacto positivo foi menor. A expectativa de mais chuvas no final da semana é uma boa notícia para os arrozeiros.

Ainda assim, é grande a expectativa sobre o levantamento que está sendo feito pela Companhia Nacional de Abastecimento para avaliar a exata dimensão das perdas. O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) divulgou relatório informando que 76 mil hectares estão perdidos e outros 125 mil hectares estão sob observação e alta dependência do clima para manter alguma produtividade. As perdas, segundo dados oficiais, chegariam a 8% da lavoura. Entre os produtores, no entanto, existem aqueles que apostam em uma quebra muito mais volumosa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter