Rice Tec comprova o vigor do arroz híbrido
Dia de campo de cultivares híbridos da Rice Tec apresentou bons resultados em produtividade.
A Rice Tec, empresa especializada em sementes de arroz híbrido, esteve na terça-feira 22 em Cachoeira do Sul (RS), na propriedade do produtor Alberto Milbradt, apresentando o desempenho das variedades Avaxi e Tuno CL. Cerca de 40 produtores rurais e técnicos do setor acompanharam as atividades.
Segundo Alberto Milbradt, o arroz da Rice Tec ainda não está no ponto de colheita, mas visualmente a tendência é um bom rendimento. Milbradt planta 600 hectares de arroz e na safra 2004/2005 reservou três hectares da sua lavoura para os testes com o híbrido da Rice Tec.
O produtor Alberto Milbradt destaca que uma das grandes vantagens é a menor densidade de semeadura. Foram 50 quilos de semente para cada hectare. Nas outras variedades, a densidade de semeadura variou entre 80 e 100 quilos de semente por hectare, observou Milbradt.
Segundo dados da Rice Tec, na safra deste ano já foram colhidos cerca de 650 hectares dos 2,2 mil plantados com arroz híbrido. A média de produtividade está na casa de 8,8 mil quilos por hectare e a vantagem é de aproximadamente dois mil quilos na comparação com as plantas testemunhas (outra variedade cultivada em condições idênticas).
BASF
A Basf, que desenvolveu o herbicida do sistema Clearfield, o Only, também esteve no evento de Alberto Milbradt. O sistema Clearfield elimina uma espécie nociva de arroz (arroz vermelho ou preto) sem atingir o arroz produzido comercialmente. Os representantes da empresa informaram que o herbicida Only deverá ter preço menor para a próxima safra.
DESEMPENHOS
O híbrido da Rice Tec alcançou uma média de produtividades de 10.510 quilos por hectare em uma lavoura de Santa Cruz do Sul (RS), onde o produtor André Torquinst cultivou 16 hectares da variedade Tuno CL (sistema Clearfield). Em Camaquã, o produtor Helmut Tessman colheu uma média de 10.150 quilos por hectare em uma lavoura de 33 hectares. Em Jaguarão, na Granja Bretanhas, o Tuno CL rendeu 9,5 mil quilos de arroz por hectare em uma área de 80 hectares infestada de arroz vermelho.


