Arroz gaúcho pode chegar à mesa dos árabes
Rio Grande do Sul poderá exportar arroz para Dubai, nos Emirados Árabes, segundo diretor da Federarroz Marco Aurélio Marques Tavares.
Maior produtor de arroz do país, o Rio do Grande do Sul deverá exportar 250 mil toneladas de grãos este ano, o que representará um crescimento de 416% em relação ao ano passado. Em 2004, o estado vendeu 60 mil toneladas de arroz para a Europa, África, América Latina e países do Caribe. Para aumentar as vendas externas, os arrozeiros negociam com novos mercados, como os países árabes, que são grandes consumidores do produto.
A primeira venda para aquela região do mundo poderá ter como destino os Emirados Árabes Unidos. Uma trading de Dubai já mostrou, em contatos mantidos com a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), interesse em comprar o arroz brasileiro contou o diretor de mercado da Federarroz, Marco Aurélio Tavares.
Se o negócio for fechado, será a primeira vez que os Emirados Árabes irão importar arroz do Brasil. Tavares garante que o Rio Grande do Sul tem condições de suprir parte das necessidades de consumo de arroz dos países árabes.
Além dos Emirados, o diretor da Federarroz disse que a Arábia Saudita é outro mercado potencial para o arroz brasileiro. Os sauditas importam, anualmente, 1 milhão de toneladas de grãos.
Segundo dados da FAO, organismo da ONU para agricultura e alimentação, o país é o quarto importador mundial do cereal. Os exportadores gaúchos estão de olho também no Iraque, que hoje compra arroz do Uruguai, entre outros fornecedores.
Tavares acredita que a procura de países árabes, como o Emirados, por fornecedores alternativos pode ser explicada, em parte, pela redução da safra de produtores tradicionais como a Indonésia, Sumatra e Sri Lanka, que em conseqüência dos tsunamis sofreram quebra de safra no ano passado.
A FAO estima que os danos causados pelos tsunamis aos arrozais daquela região provocarão uma redução de 14,6 milhões de toneladas na colheita, equivalente a 2,4% da safra mundial deste ano.


