Pesquisa da Unemat mostra os caminhos da armazenagem no MT
A universidade divulga os resultados da pesquisa sobre armazenagem no Norte do Mato Grosso na 8ª Festa do Arroz.
O Departamento de Pesquisas de Ciências Econômicas da Universidade de Mato Grosso (Unemat) desenvolveu um trabalho de grande interesse para a cadeia produtiva do norte do Estado: o projeto Soluções a Projetos Logísticos de Transporte e Localização de Agroindústrias do Norte de Mato Grosso (Prolog). O trabalho foi coordenado pelo professor Gilberto Fernandez e tem como objetivo a busca de uma maior integração entre produtor-armazém e armazém-indústria no norte do Mato Grosso. O resultado final da pesquisa será apresentado no próximo sábado, durante a 8ª Festa de Arroz, em Sinop.
Por meio de pesquisas realizadas com as formas de transportes e armazenagem atualmente disponíveis, foram levantadas possíveis soluções para este gargalo da produção orizícola do norte do Mato Grosso. Os custos que os produtores da região têm com o transporte e a secagem do cereal são exageradamente altos. Então buscamos soluções para o problema. Desta forma o setor poderá crescer cada vez mais, disse a pesquisadora do Prolog, Márcia da Silva Cezar.
A ampliação da capacidade de armazenagem, com a instalação de outros nove armazéns na região foi a principal solução encontrada. Alguns produtores chegam a passar três dias nas filas das secadoras para descarregar a produção, isso eleva muito os custos e os prejuízos. Com mais estas secadoras esse valor cairia em cerca de 40%, salientou. Hoje existem sete secadoras no Nortão, volume considerado insuficiente para atender à demanda de produção.
Segundo os dados da Unemat, 546 produtores de todo o Nortão têm aproximadamente 700 mil toneladas de arroz estocados. As pesquisas foram realizadas, durante um ano, por professores pesquisadores e estagiários da Unemat, com 102 orizicultores. A Fundação de Amparo à Pesquisas da Mato Grosso financiou o trabalho, que ainda teve apoio da Associação dos Produtores de Arroz (APA-MT) e de sindicatos rurais que forneceram os dados necessários ao levantamento de dados.
A 8ª Festa do Arroz começa nesta quinta-feira e se estende até o domingo 10. Os produtores particiaparão de palestras, dinâmicas de máquinas e dias de campo.


