Conab divulga nota sobre classificação do arroz em Mato Grosso
Na nota oficial, o superintendente da Conab no Mato Grosso, Ovídio Miranda, faz importantes esclarecimentos sobre a polêmica da classificação do arroz Cirad 141.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou uma nota rebatendo as informações veiculadas na imprensa, a respeito do enquadramento de qualidade do arroz da safra 2004/2005, em Mato Grosso. Eis a nota na íntegra, assinada pelo Superintendente da Conab em Mato Grosso, Ovídio Miranda:
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esclarece:
1. A Conab está fazendo averiguações qualitativas do arroz para possíveis realizações de Aquisições do Governo Federal (AGF), objetivando contribuir para o enxugamento do mercado e, com isto, sustentar preços aos produtores.
2. Em nenhum momento a Conab alterou a classificação do produto, rotulando-o como tipo 2 e não como tipo 1, ou em Classe Longo no lugar de Longo Fino, como alegado à imprensa pelos produtores.
3. Na verdade, ao adotar as averiguações qualitativas, os técnicos da Conab constataram que, em boa parte das amostras, o produto não se enquadrou como Longo Fino e sim como Longo, por exceder os limites pré-estipulados para a espessura dos grãos, como previsto na Portaria 269/88, do Ministério da Agricultura.
4. Em momento algum os técnicos utilizaram-se de critério próprio, como dizem os produtores de arroz matogrossense, mas tão-somente seguiu os critérios estabelecidos na Portaria acima, normas pelas quais são obrigados a cumprir todos os Órgãos de Classificação de Produtos de origem vegetal e aqueles que vendem arroz no Brasil (produtores, indústrias, comerciantes, etc).
5. Ao contrário do que foi divulgado, a Conab esclarece que a responsabilidade pelo não enquadramento do arroz é dos mantenedores da cultivar.
6. Por reconhecer e saber da dimensão do problema vivenciado pelos produtores, a Companhia vem prosseguindo com levantamentos quantiqualitativos do arroz, objetivando a seqüência das aquisições passíveis de operacionalização.


