Arroz do Mato Grosso não terá diminuição nesta safra, afirma a Conab
Produtores do Mato Grosso podem retomar protestos na BR 163 e não concordam com os dados da Conab.
Entre as quatro principais culturas produzidas em Mato Grosso – soja, arroz, milho e algodão – o arroz é a única a não apresentar queda na produtividade de acordo com o quarto levantamento de safra elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O órgão aponta crescimento de 0,3% na produtividade do grão, passando de 2,860 mil quilos por hectare na safra 2003/2004 para 2,870 mil quilos por hectare nesta safra.
O prognóstico de produção do arroz é de 2,094 milhões de toneladas, 8,4% superior ao montante de 1,932 milhão de toneladas obtidas na safra anterior. O rizicultor Valdemar Frigeri, um dos coordenadores do bloqueio à BR-163 realizado na semana passada no Norte do Estado, contesta os números.
O produtor ressalta que somente na região que abarca os municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte a estimativa é de uma redução de 35% na produção. “A Conab só pode estar ficando doida. Tivemos uma perda muito grande em função das chuvas e da queda na qualidade dos grãos”.
Os produtores se reúnem na segunda-feira, em Sinop, para definir os rumos da mobilização por maior apoio do governo federal ao segmento. Entre as possibilidades está um novo bloqueio da BR-163, no trecho entre Sinop e Matupá ou no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.


