Arrozeiro entrega pauta na quinta
Ministro frustrou expectativas ao não anunciar volume de recursos para aquisições do grão do RS.
Os orizicultores programam entregar pauta e receber adesão dos ministros da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, nesta quinta-feira em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Os ministros estarão participando do ‘Colóquio sobre desenvolvimento dos municípios de fronteira’, no Clube Comercial.
Segundo o presidente da Federarroz, Valter José Pötter, assembléia estadual amanhã, no município, definirá os rumos das ações dos arrozeiros. ‘Seguimos em compasso de espera. O que o ministro da Agricultura anunciou hoje (ontem) nós já sabíamos na sexta-feira’, comentou, ao avaliar que o ministro Roberto Rodrigues não detalhou o volume de recursos a ser destinado à comercialização do grão nem os mecanismos de apoio na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
Nessa segunda, o ministro limitou-se a divulgar que apoiará a comercialização de grãos, principalmente arroz e algodão, e que os produtores poderão recorrer a três formas de apoio: contrato de opção, Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e Linha Especial de Crédito (LEC). Segundo sua assessoria, a maior parte dos créditos será destinada a produtores de arroz do Estado.
Em contrapartida, a categoria segue mobilizada nos postos de fronteira. Ontem, um comboio de oito viaturas da Polícia Rodoviária Federal, da 11ª Delegacia, com sede em Livramento, garantiu a passagem, na BR 153, próximo a Bagé, de 14 carretas com arroz e trigo importados do Uruguai. O deslocamento foi garantido de Aceguá a Bagé.


