Klein e Rigotto apóiam mobilização de agricultores
Secretário da Agricultura, Odacir Klein, e governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, apóiam a mobilização de produtores e “tratoraço” dos arrozeiros.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, viaja neste sábado (25) para Passo Fundo, onde participa da mobilização de produtores rurais contra a crise do setor. O ato de protesto ocorre às 19h, no parque de exposições do município. Depois, aproximadamente 50 ônibus partem para Brasília.
Na Esplanada dos Ministérios, cerca de 15 mil agricultores de 12 estados se reúnem, em 29 de junho, para formar o movimento Tratoraço – O Alerta do Campo. O objetivo é entregar ao governo federal sugestões para minimizar dificuldades financeiras. Como também estará representado em Brasília, dia 29, o Governo do Estado pretende desde logo entrosar pontos de vista, explicou Klein.
Conforme a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o segmento agropecuário reivindica autorização para compras a prazo de insumos e máquinas, inclusão de dívidas de custeio e investimento dos produtores com problemas de comercialização da safra 2003/04, readequação de dívidas do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), seguro rural e recomposição do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O governador Germano Rigotto confirmou sua participação na manifestação de produtores rurais, especialmente arrozeiros, em Brasília. Os orizicultores sugerem que a União anuncie destinação de R$ 25 por saca de 50 quilos do grão, enquanto a oferta é de R$ 23,20. Rigotto defendeu, dia 21 deste mês, em São Borja, compensação para produtores de arroz pelas perdas com compra do cereal da Argentina e do Uruguai.
Ele argumentou que “não pode haver competição desigual do arroz estrangeiro com o nacional sem haver equilíbrio”. Uma das alternativas defendidas pelo governador para concorrer com o produto oriundo de países do Mercosul seria a adoção de política de cotas para importações.


