Caravana gaúcha chega a Brasília
Manifestações na capital federal começam nesta terça-feira.
A comitiva do Rio Grande do Sul chegou à Brasília no final da tarde dessa segunda-feira (27.06), para participar das atividades do movimento Alerta do Campo. Milhares de tratores e caminhões de estados próximos ao Distrito Federal já estão no Parque da Granja do Torto. As manifestações começam nesta terça-feira pela manhã. O presidente da Farsul e coordenador nacional do Tratoraço, Carlos Sperotto, está entusiasmado com a movimentação na capital federal e acredita que resultados poderão surgir até o final da semana, enquanto os produtores estiverem em Brasília.
Sperotto aposta na evolução das negovciações com o governo federal, principalmente na audiência agendada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para esta quarta-feira (29.06). Nesta terça-feira (28.06), às três da tarde, haverá tratoraço pela Esplanada dos Ministérios e audiência pública das Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado. Também será realizada panfletagem nos gabinetes dos deputados e senadores. No final da tarde, haverá painéis demonstrativos da crise agrícola.
Sperotto confirmou ainda agendamento de audiência com o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, nesta terça-feira (28.06), às 11h30, para tratar das invasões promovidas pelo MST em fazendas gaúchas.
Sperotto vai pedir que seja cumprida a lei, com identificação dos invasores e exclusão dos mesmos do cadastro de Reforma Agrária. Ressaltou que “os ônibus que levaram os produtores gaúchos para o Tratoraço foram abordados ao longo da viagem e os passageiros identificados, mas os sem-terra andam livremente pelas estradas e promovem invasões sem nenhma abordagem prévia”


