Conab comprova que fez compra de arroz por AGF no MT

O superintendente regional substituto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eliezer Trajano, diz que produtor está mal-informado e mostra notas fiscais.

O superintendente regional substituto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eliezer Trajano, disse ontem que os produtores que ainda insistem em afirmar que o órgão não liberou recursos da Aquisição do Governo Federal (AGF) para compra do arroz em Mato Grosso estão mal-informados. “As notas fiscais aqui estão para comprovar que a Conab já liberou o dinheiro. Não entendo por que alguns produtores ainda afirmam que desconhecem as aquisições de arroz com recursos da AGF”, disse Trajano.

Ontem, o produtor Antônio Galvan, que é filiado ao Sindicato Rural de Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá), disse que até agora não tem conhecimento de que a Conab tenha comprado sequer uma tonelada de arroz na região. “Tem produtores que encaminharam pedido da AGF em março e, até agora, ainda não foi efetuada qualquer compra na nossa região”, afirma Galvan.

O coordenador da Comissão de Mobilização pela Sobrevivência do Agricultor na região norte do Estado, Clayton Marques Arantes, confirma as declarações de Galvan: “Até agora, a Conab ainda não comprou nada na região de Sinop. Estamos com arroz apodrecendo nos armazéns e não sabemos o que vamos fazer”.

Segundo o coordenador, nas fazendas estão estocadas mais de 1 milhão de sacas (cerca de 60 mil toneladas), aguardando remoção. “O produto está estocado em barracões improvisados e pode estragar. Aliás, boa parte já não serve para consumo”, revela.

O superintendente substituto da Conab apresentou ao DIÁRIO documentos comprovando as operações com AGF para compra do arroz em vários municípios de Mato Grosso, entre eles Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Tapurah, Matupá e Querência. Os produtos adquiridos pela Conab estão estocados em 30 armazéns localizados em várias regiões do Estado.

Segundo Trajano, as operações com AGF em Mato Grosso, este ano, totalizam R$ 11,66 milhões, relativas à aquisição de 36,86 mil toneladas de arroz. Só no mês de maio a Conab adquiriu 24 mil toneladas. Foram compradas ainda 9 mil toneladas no mês de junho e 3 mil toneladas em abril.

Para julho, já estão contratadas 12,20 mil toneladas, com operações de AGF no montante de R$ 3,88 milhões.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter