Rodrigues cancela reunião com lideranças gaúchas do arroz

Sem boas notícias para dar aos arrozeiros, ministro argumentou “problemas de agenda” para cancelar o encontro. Arrozeiros levariam mais uma lista de reivindicações.

Sem acordo com a área econômica do governo para a prorrogação de dívidas de custeio da safra atual, 2004/05, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, cancelou uma reunião que teria amanhã (19) com representantes do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Rodrigues alegou problemas de agenda para cancelar a reunião marcada para 13h30, em Brasília.

Na verdade, sem boas notícias para dar aos arrozeiros, Rodrigues preferiu cancelar o encontro. A prorrogação das dívidas de custeio é um dos pedidos dos agricultores como medida adicional de apoio aos produtores, que fizeram, no final de junho, um “tratoraço” na Esplanada dos Ministérios.

Representantes dos agricultores pedem a prorrogação das parcelas de custeio e de investimentos da safra 2004/05 das culturas de arroz, soja, milho, algodão e trigo dos produtores cujas propriedades estejam localizadas nas regiões que tiveram reconhecida dificuldade de comercialização, em virtude do recuo dos preços. As parcelas vencem entre julho e novembro.

Cálculos do Ministério da Agricultura indicam que esses débitos somam R$ 5,4 bilhões. O governo argumenta que se essa reivindicação for atendida, faltará dinheiro para outros setores do agronegócio e será reduzida a oferta de crédito para a próxima safra, que começa a ser cultivada em meados de setembro. Na sexta-feira, no interior de São Paulo, Rodrigues disse que as negociações “empacaram”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter