Programa incentiva a comercialização de grãos no MT

Programa permite que a Conab realize compra direta de agricultores familiares de arroz no Mato Grosso.

Uma parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) está possibilitando que pequenos agricultores do Estado iniciem a comercialização de grãos com o Governo Federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos e Compra Direta da Agricultura Familiar.

Por meio do setor de classificação vegetal do Indea, o arroz em casca produzido por agricultores assentados em cinco municípios foi analisado a pedido da Conab e atestado como “apto para a comercialização”.

Já foram classificadas 1,387 milhão de toneladas de arroz em casca, provenientes da produção de 275 agricultores estabelecidos nos municípios de Nova Guarita, Brasnorte, Sorriso, Vera e Diamantino.

O presidente do Indea, Décio Coutinho, avalia que a classificação e a compra pelo Governo Federal é uma oportunidade para estimular a agricultura familiar no Estado.

– Como o Governo do Estado é responsável pela classificação vegetal, ao realizar esse trabalho estamos não somente atestando a qualidade dos grãos, como também estimulando esses agricultores na atividade – disse ele.

A mobilização para o fortalecimento da agricultura familiar está iniciando pelas regiões o Norte e Médio-Norte do Estado, concentrando-se inicialmente em assentamento do Município de Nova Guarita, onde 123 produtores já tiveram a produção de arroz classificada. Em Sorriso são seis produtores, e em Vera são 51. Os dois municípios são da região Norte de Mato Grosso. Outros 22 pequenos agricultores de Brasnorte e mais 73 do assentamento Caité, no município de Diamantino também já integram o programa da Conab.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está completando dois anos e é voltado ao pequeno agricultor com dificuldade de inserção no mercado.

– Esse programa tem cunho social, pois, além de estimular a agricultura familiar adquirindo a produção dos assentamentos, faz com que outros pequenos produtores se interessem em desenvolver a atividade agrícola – ressaltou o presidente do Indea.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter