Farsul espera que presidente lula resolva problemas dos gaúchos
Reivindicações foram encaminhadas nesta quarta-feira.
O vice-presidente da Farsul e presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, participou, nessa quarta-feira (27.07), de audiência com o presidente Lula no aeroporto Comandante Kraemer, em Bagé. Schardong acredita que as perspectivas do encontro são boas, porque “desde novembro de 2004, quando os produtores começaram a pedir tratamento diferenciado para a lavoura de arroz, antevendo o momento difícil durante a safra, foi a primeira vez que conseguimos conversar calmamente com o presidente Lula e mostrar-lhe a gravidade da crise”.
Schardong constatou que o presidente estava inteirado de alguns problemas, mas desconhecia outros. Segundo ele, a expectativa é que na reunião de hoje o Conselho Monetário Nacional aprove o pedido de prorrogação do custeio de julho, agosto e setembro para o primeiro semestre do ano que vem.
Francisco Schardong disse que o presidente Lula não trouxe a solução esperada, mas diante da exposição sobre os reflexos da crise no futuro da lavoura orizícola, espera que a insensibilidade do governo federal seja alterada a partir da audiência, uma vez que o presidente prometeu manter contato com os Ministérios da Agricultura e Fazenda sobre as reivindicações.


