Arroz na pauta da visita de Germano Rigotto ao Uruguai

Rigotto fala com dirigentes uruguaios sobre a crise do arroz.

Rigotto trata de questões econômicas com dirigentes uruguaios
12:38 Segunda-feira, 01 de Agosto de 2005
O governador Germano Rigotto encontrou-se, hoje (1º) pela manhã, em Montevidéu, com os presidentes da Câmara da Indústria, Washington Burghi, e da Associação Rural do Uruguai, Fernando Mattos. Foi o primeiro compromisso da agenda que prosseguirá durante toda esta segunda-feira e que se encerrará com uma reunião com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez. Um dos assuntos tratados com os dirigentes das duas entidades foi a Expointer e a Feira do Prado, evento similar à exposição agropecuária promovida anualmente no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Arroz

Rigotto conversou ainda com os dirigentes das duas entidades uruguaias a respeito dos problemas enfrentados pelos produtores de arroz do Mercosul, por causa da concorrência de produtos de outros países. O assunto será levado, no final da tarde, à reunião que o governador gaúcho terá com o presidente Tabaré Vázquez. Para dificultar o ingresso de arroz de países fora do bloco, Rigotto pede apoio do Uruguai à elevação da taxa externa comum (TEC) incidente sobre o produto no Mercosul. O índice sugerido é de 35%.

Os agricultores gaúchos, conforme lembrou Rigotto, arcam com um custo de produção superior ao preço de comercialização e sofrem com a dificuldade de colocar no mercado o excedente de 1 milhão de toneladas. Por isso, o governador tem apoiado os orizicultores, levando pessoalmente a Brasília as reivindicações de que o governo federal adquira o arroz excedente e estabeleça limites de importação ou medidas compensatórias aos prejuízos em conseqüência da concorrência externa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter