Cresce movimentação de arroz no Porto de Rio Grande
Recordes de exportação de arroz em granel e contêineres.
A exportação de arroz a granel pelo Porto do Rio Grande, escoadouro natural da produção gaúcha deste tipo de produto, registrou já no primeiro semestre um crescimento de 296,2% em comparação com o movimentado em todo o ano passado. Além disso, a exportação de arroz ensacado em contêiner registrou um crescimento de 212,5%, enquanto que a cabotagem, tendo como principal comprador o Nordeste manteve-se no mesmo patamar.
Conforme o diretor-superintendente do complexo Termasa e Tergrasa (terminais portuários), Guillermo Dawson Júnior, a alta na movimentação de arroz deve-se a busca de novas cargas realizada pelos terminais, numa tentativa de minimizar a grande queda nas exportações de soja que provocou diminuição nas operações. “No ano passado não tínhamos uma grande movimentação de arroz, mas a crise viabilizou a conquista de um novo cliente, que continuará mantendo relações comerciais com o Porto. Mesmo com a normalização da soja, o que se espera para a próxima safra, nos continuaremos operando com esse novo cliente, o que é positivo para os terminais”.
No primeiro semestre deste ano a Tergrasa operou 91.138 mil toneladas, enquanto que em igual período de 2004 não houveram exportações de arroz, fechando o total do ano com 23 mil toneladas exportadas. O “quebrado de arroz”, destinado a alimentação humana e até mesmo a produção de ração animal, tem como principal comprador países da África e Europa, com destaque para o Senegal. A maioria do produto é proveniente do Rio Grande do Sul e uma pequena parte de São Paulo, sendo o transporte até Rio Grande realizado via rodoviária. Até o final do ano espera-se movimentar cerca de 150 mil toneladas de arroz.
No Terminal de Contêiner (Tecon Rio Grande) a exportação de arroz ensacado no semestre passou dos 64 contêineres para 200 contêineres. Já a cabotagem, tendo como destino principal o Nordeste brasileiro, manteve-se no mesmo patamar sendo movimentados cerca de 5.800 contêineres no semestre. Cada contêiner de 20 pés, possui um peso de carga de cerca de 21 toneladas.


