Plano de aumento do consumo de arroz e feijão será apresentada ao ministro

Proposta da Campanha já foi aprovada na Câmara Setorial do Arroz e depende de recursos públicos para ser colocada em funcionamento.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, receberá na próxima semana um grupo de representantes das cadeias produtivas do arroz e do feijão para tomar conhecimento do Projeto de Marketing para Aumento do Consumo Brasileiro de Arroz e Feijão. A proposta foi elaborada pela Embrapa Arroz e Feijão (Cnpaf) e será apresentada ao ministro pela chefe-geral da unidade Beatriz da Silveira Pinheiro. A audiência inicialmente estava marcada para esta quarta-feira, mas foi adiada porque o ministro viajou.

A campanha pelo aumento de consumo de arroz e feijão no Brasil está sendo trabalhada já há três anos pelo Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão (Cnpaf) de Santo Antônio do Goiás (GO). A estratégia deste projeto é colocar na mídia as vantagens nutricionais do prato mais tradicional e básico da culinária brasileira.

– Na verdade, vamos colocar na mídia algumas informações importantes atestadas pelos cientistas e desmistificar alguns conceitos, como o de que o arroz com feijão engorda e não é nutritivo. A pesquisa mostra que este é um prato onde os dois componentes se completam, é muito nutritivo, é barato e só faz bem – afirmou Beatriz.

Além do governo federal, a iniciativa privada deverá se somar para investir na divulgação das qualidades e vantagens do arroz com feijão. O presidente do Sindicato da Indústria da Alimentação do Mato Grosso, Marco Lorga, e o secretário-executivo da Câmara Nacional Setorial do Arroz, Paulo Morceli, integrarão o grupo que irá apresentar o projeto. No Rio Grande do Sul, o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) tem um projeto similar que deverá ser lançado até o final do mês.

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