Variedade preta criada pelo IAC chega aos Estados Unidos
Pelo acordo, serão incrementadas as atividades de pesquisa e incentivado o projeto de melhoramento genético de arroz especial.
Variedade de arroz desenvolvida pelo Instituto Agronômico (IAC), o arroz preto IAC 600, será produzida e comercializada nos Estados Unidos (EUA) com o mesmo nome adotado no Brasil. Ação foi definida pelo acordo de cooperação técnica assinado este mês entre a entidade ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e a Texas Rice Improvement Association (TRIA), associação norte-americana produtora de sementes de arroz.
Pelo acordo, serão incrementadas as atividades de pesquisa e incentivado o projeto de melhoramento genético de arroz especial. A associação, que tem apoio técnico da Universidade do Texas, irá ainda repassar US$ 0,50 por saco de arroz IAC 600 vendido nos EUA.
O primeiro plantio da variedade desenvolvida pelo IAC já foi feito no Texas, Estado norte-americano no qual apresenta produtividade e adaptação semelhantes às ocorridas no Brasil.
– A região do Texas tem variáveis climáticas similares às existentes em Pindamonhangaba (região produtora de arroz em São Paulo) – afirma o cientista responsável pela pesquisa, Cândido Ricardo Bastos.