Embrapa lança Produção Integrada de Arroz em Porto Alegre
A reunião de sensibilização marca o início da apresentação do projeto à cadeia produtiva e a implementação do projeto que propõe a criação de um selo de qualidade, reconhecido internacionalmente, para o arroz irrigado brasileiro.
A Embrapa Clima Temperado lança na próxima terça-feira, às 14h na Farsul, em Porto Alegre, o Programa de Produção Integrada de Arroz Irrigado no Brasil (PIA), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) será responsável pelo projeto em Santa Catarina.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Maria Laura Turino Mattos, a reunião de sensibilização marca o início da apresentação do projeto à cadeia produtiva e a implementação do projeto.
– A partir desta reunião identificaremos as entidades e segmentos comprometidos com a proposta e que integrarão o comitê técnico que determinará as normas específicas do projeto para arroz irrigado frisa Maria Laura.
O Programa de Produção Integrada de Arroz Irrigado no Brasil (PIA) segue as normas gerais estabelecidas por mais de 20 projetos similares para as frutas brasileiras. Nesta área do agronegócio, a Produção Integrada de Frutas consolida e amplia a participação das frutas brasileiras no mercado internacional. O selo de qualidade é um referencial internacional da fruta nacional. Segundo a pesquisadora Maria Laura Turino Mattos, para o arroz não será diferente:
– Não só haverá um selo de qualidade comprovando que o arroz foi produzido a partir de boas práticas agrícolas (dentro de padrões similares à ISO e outros mecanismos de indicação de qualidade), habilitando o produto brasileiro para o mercado internacional, como criará um padrão interno capaz de gerar uma barreira natural e mercadológica ao arroz importado frisa a pesquisadora.
O selo é fornecido pelo Inmetro para as indústrias (marcas de arroz) mediante atendimento das exigências do programa, que assegura rastreabilidade e certificação.
– Quem consumir o arroz deste programa saberá onde foi produzido e terá a segurança de que é fruto de um sistema de produção e beneficiamento adequado, dentro das recomendações de qualidade e do ponto de vista ambiental e social. Haverá um monitoramento de todos os processos produtivos do campo à mesa do consumidor.
O arroz será o primeiro grão a ter um Programa de Produção Integrada no Brasil. A reunião, na Farsul, terá duração breve em torno de duas horas e apresentará o Programa para os representantes da cadeia produtiva do arroz interessados. O Mapa está convencido de que a indústria terá papel fundamental no PIA, pois a partir de sua participação haverá o convencimento dos parceiros produtores e também poderá agregar valor ao produto. A próxima fase, após a reunião de sensibilização, é formar a comissão técnica e dar início aos treinamentos de Produção Integrada de Arroz


