Manejo do marreco-de-pequim em lavoura de arroz dá premio ao Irga

Técnica reduz o impaco ambiental, os custos com o uso de inseticidas e herbicidas e ainda agrega valor à produção.

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), através de uma parceria com Prefeitura de Torres realiza uma experiência de manejo da lavoura de arroz com Marreco-de-Pequim desde a safra 2003/2004. O trabalho foi contemplado com um prêmio de R$ 20 mil pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no Concurso Nacional de Sistematização de Experiências sobre Agroecologia e Agriculturas Alternativas. Nos próximos dias, representantes da Prefeitura, Irga, Emater, Centro Ecológico e dos agricultores (Cooperverde) devem se reunir para eleger as prioridades deste projeto. O clima é de muita satisfação entre os produtores.

O secretário do Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca de Torres, George Rech, explica que através deste projeto será desenvolvida a segunda etapa da introdução desta técnica na região. A verba será liberada até junho de 2006, a fundo perdido, pela Caixa Econômica Federal. O trabalho foi encaminhado em julho deste ano pelo técnico agrícola do Irga, Vicente Paulo Cardoso de Oliveira, responsável pelo Núcleo de Assistência Técnica (Nate) de Torres. “Marreco-de-Pequim no Controle de Arroz Vermelho e Sustentabilidade Sócio-Ambiental da Cultura do Arroz Irrigado” é o título da experiência que detalha o manejo da ave em Torres, introduzida no período da entressafra com o objetivo de preparar a lavoura para o plantio.

Esta tecnologia é utilizada há mais de quatro mil anos em plantações de arroz na China. Na região de Torres, iniciou-se nas comunidades de Jacaré e Rio Verde. Entre as principais vantagens na utilização deste manejo estão: redução no uso de herbicidas, diminuição no número de horas trabalhadas, aumento na produtividade do arroz e menor custo da lavoura. Outro ponto positivo desta técnica é a agregação de valor e renda com o marreco, que pode ser abatido para consumo familiar ou comercialização e, ainda, produção de filhotes para venda.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter