Acordo entre Embrapa Arroz e Feijão e Incra beneficia assentados em GO
Entidades promoverão atividades de capacitação de técnicos e produtores
.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irão desenvolver nos próximos dois anos ações de capacitação de técnicos e assentados no Estado de Goiás.
O trabalho de capacitação baseia-se em atividades previstas dentro de um projeto, envolvendo a gestão da produção e da propriedade, o manejo do solo e a produção de sementes de arroz, feijão, milho e mandioca diz o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Agostinho Didonet.
Didonet explica que o interesse é conferir aos agricultores rentabilidade suficiente para garantir a alimentação da família e subseqüente venda do excedente, inserindo os produtores no mercado, tudo sob a perspectiva da preservação dos recursos naturais.
A chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz Pinheiro, acredita que o projeto possa trazer bons resultados, devido ao seu caráter aglutinador, pois alia possibilidade de exploração econômica, aproveitamento da mão-de-obra das propriedades e preocupação com o meio ambiente.
O projeto da Embrapa Arroz e Feijão e do Incra se iniciará em janeiro de 2006 e irá durar até dezembro de 2007. Serão investidos R$ 7 milhões de reais. Espera-se que ao seu final 3,5 mil técnicos e assentados tenham sido capacitados e estejam aptos a atuarem como agentes multiplicadores. Atualmente o Estado de Goiás possui cerca de 190 assentamentos e um contingente de 10 mil famílias.