Conab fará pente-fino em estoques
A Superintendência Regional da Conab no RS inicia, nesta semana,.
A Superintendência Regional da Conab no RS inicia, nesta semana, uma operação pente-fino nos estoques públicos de grãos, especialmente de arroz e trigo. O objetivo é brecar ilegalidades como a substituição ou a comercialização dos produtos adquiridos pelo governo federal, explica o coordenador de Apoio à Logística da Conab, Ernesto Irgang. Todas as unidades armazenadoras deverão ser vistoriadas nos próximos 30 dias. ‘Normalmente fiscalizamos somente a quantidade armazenada. Desta vez, analisaremos quantidade e a qualidade dos grãos’, avisou Irgang.
Técnicos do Rio Grande do Sul e cedidos de outros estados estarão atuando na blitz. Irgang assegura que não houve denúncia de desvio, mas alertou que os armazenadores em cujas unidades for constatada a falta de produto ou o rebaixamento de qualidade em relação aos volumes originalmente adquiridos terão de pagar em produto ou em espécie a diferença apurada. Caso contrário, haverá cobrança judicial e remoção dos estoques remanescentes. Além disso, a unidade ficará impedida de operar com a Conab, esclareceu a superintendente substituta, Mirtys Pessôa.
Os produtores condenam qualquer tipo de irregularidade. O vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, disse que situações como esta, se comprovadas, prejudicam diretamente a cadeia orizícola, que, este ano, pretende alavancar projetos de exportação. ‘Temos conduzido com credibilidade e seriedade o trabalho de qualilicação da produção, fatores importantes para este caminho das exportações.’ Schardong lembra que todo o arroz vendido por leilão para a Conab é submetido à classificação da Emater, que emite laudos com as caracteristicas do produto. No ano passado, a Conab adquiriu 1,7 milhão de toneladas de grãos, um crescimento de 472,4%.