Seagro lança nova variedade de arroz em Arari (MA)
Variedade Arariba irá substituir a variedade Diamante, que perdeu a tolerância a brusone.
Arari/MA – Numa parceria com vários órgãos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) realiza durante toda a manhã deste sábado – dia 28 – um Dia de Campo no município de Arari, onde será lançada a variedade de arroz irrigada arariba, que substituirá a variedade diamante.
O evento acontecerá no campo experimental da Embrapa. A secretária estadual da Agricultura, Conceição Andrade, participará do evento. Além da Seagro são parceiros na realização deste Dia de Campo em Arari, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Casa da Agricultura Familiar CAF e Banco do Nordeste.
Após oito anos sendo utilizada na região, a variedade diamante não apresenta mais resistência à doença Brusone de Pescoço. Seu cultivo se dá no processo irrigado por lâminas dágua em regime de transplantio e para o plantio de várzeas úmidas (terras baixas) da Baixada Maranhense.
A variedade de arroz Arariba surgiu do cruzamento das variedades BSL, Pusa e Basmati e apresentou nos campos onde foi testada durante seis anos de pesquisa, a maior produtividade das variedades da região, com a média de 8.575 quilos por hectare.
A Arariba ainda passou por uma validação tecnológica de consórcio de arroz e peixes (rizipiscicultura) em regime de transplantio no povoado Nova Trizidela, município de Arari, onde conseguiu uma produtividade de 8.344 kg/ha. A validação contou com 27 produtores, em áreas que variaram de 0,5 até 1,5 hectare.
Para o superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagro, Jorge Luiz Fortes, o lançamento representa um avanço para agricultura da região.
– É comum, com o tempo, que as variedades percam a resistência a algumas pragas ou mesmo de surgirem novas pragas. Então nós fazemos cruzamentos para desenvolver variedades mais resistentes e mais produtivas – explicou Jorge Fortes.
– O lançamento da variedade Arariba será no Campo Experimental da Embrapa, onde após testar com pequenos produtores, plantamos finalmente em uma área de 5 hectares, que terá a primeira colheita agora – completou.
O nome é uma homenagem ao nome do município Arari. Uma das teorias sobre a origem do nome Arari, município onde a referida linhagem foi selecionada, foi em conseqüência da grande quantidade da árvore denominada de Arariba existente no município, principalmente às margens do Igarapé do Nema, que pela supressão da sílaba final deu origem ao nome Arari.