Definição de palestrantes para congresso do arroz
Profissionais de renome nacional e internacional foram convidados para falar sobre temas relacionados ao consumo, mercado, indústria e produção do cereal.
O 2º Congresso da Cadeia Produtiva do Arroz e a 8ª Reunião Nacional da Pesquisa de Arroz (Renapa) estão em fase de definição de palestrantes. Profissionais de renome nacional e internacional foram convidados para falar sobre temas relacionados ao consumo, mercado, indústria e produção do cereal. Alguns deles já estão confirmados para os eventos, cuja coordenação é da Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o apoio da Câmara Setorial do Arroz e do Fundo Setorial do Agronegócio.
A palestra de abertura ficará a cargo de Luis Roberto Sanint, do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), localizado em Cali (Colômbia). Ele discorrerá sobre o panorama da produção, consumo e exportação mundial de arroz.
O 2º Congresso da Cadeia Produtiva do Arroz e a 8ª Reunião Nacional da Pesquisa de Arroz, que ocorrerão entre 26 e 28 de abril, em Brasília (DF), contarão ainda com a participação de Jacinto Ferreira e Paulo Morceli, respectivamente, presidente e superintendente da Conab, e Silvia Helena Galvão de Miranda, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq). Os convidados irão abordar questões ligadas à exportação de arroz, incluído o Mercosul.
Sobre o aspecto da industrialização do cereal, um dos assuntos estabelecidos é a oportunidade de ampliação do uso da farinha de arroz no Brasil, cujo palestrante será o professor Walter Ruiz, da Universidade do Rio Grande. Outros dois destaques bastante aguardados para falar sobre a agregação de valor ao grão são Anne McClung e Shigeharu Kanemoto. A primeira é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/ARS) e o segundo, da Satake, tradicional empresa japonesa dedicada à fabricação de máquinas para beneficiamento de cereais.
O melhoramento genético do arroz e o impacto que as ferramentas biotecnológicas podem trazer para o agronegócio serão contemplados nos eventos por meio de duas conferências, uma delas é a do diretor da multinacional Syngenta, Manoel Saenz, e a outra, ainda não confirmada, poderá ser proferida por um representante do Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz, situado nas Filipinas. Para mais detalhes sobre a programação completa, acesse a página da internet: www.cbc-arroz.com.br.