Estiagem compromete 70% da lavoura de arroz de Gaúcha do Norte (MS)

O período de estiagem que ocorreu justamente no momento em que a plantação estava na fase de enchimento dos grãos, afetou seriamente a safra de arroz.

Os rizicultores do município de Gaúcha do Norte vivem mais um momento de apreensão. O período de estiagem que ocorreu justamente no momento em que a plantação estava na fase de enchimento dos grãos, afetou seriamente a safra de arroz. A estimativa é que a perda atinja 70% da produção o que comprometerá seriamente o setor, que já vinha sendo penalizado com a queda de rentabilidade.

A situação é ainda mais difícil para os pequenos produtores, responsáveis por boa parte da safra local. Descapitalizados e sem acesso ao crédito agrícola, eles estão desanimados e sem perspectivas de superar a crise.

Em 2005, a área plantada de arroz em Gaúcha do Norte foi de 18 mil hectares. Este ano não passou de 6 mil hectares. O produtor Eduardo Andrade Maluf destaca que além da redução da área plantada a queda na produtividade e na qualidade do produto também preocupa.

– A falta de tecnologia nesta safra vai se refletir no resultado final. Este ano os produtores utilizaram semente “Crioula” (colhida na safra anterior na própria propriedade) para o plantio, não utilizaram adubo nem defensivos agrícolas. Tudo para reduzir custos, porém de nada adiantou. O período de seca ocorreu no momento mais crítico do ciclo do arroz, que é a formação dos grãos e, em muitas lavouras a perda foi total – afirmou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter