Índia estima queda de 5,6% nos estoques de arroz e trigo até 1º de fevereiro
Os estoques de arroz até 1º de fevereiro estavam em 15,3 milhões de toneladas.
O total dos estoques de trigo e arroz do governo indiano caiu 5,6% no ano para 20,3 milhões de toneladas até 1 de fevereiro, informou uma autoridade do governo indiano nesta terça-feira.
– São números preliminares. A queda é devido ao declínio nas compras de trigo do governo no ano comercial atual até março e aos grandes volumes de grãos para alimentação, vendidos sob o sistema de subsídios e no mercado aberto – disse.
Os estoques de trigo até 1º de fevereiro caíram 31,5% para 5 milhões de toneladas, mas as autoridades disseram que são mais que suficientes para suprir a demanda local até 15 de maio, quando a colheita local e o trigo importado devem chegar ao mercado.
Os estoques de arroz até 1º de fevereiro estavam em 15,3 milhões de toneladas, alta de 7,7% ante o volume do mesmo período do ano anterior, de 14,2 milhões de toneladas, devido às compras expressivas feitas pelo governo no ano 2005/06, que começou em 1º de outubro.
Na Índia, o governo é o maior comprador individual de trigo e arroz, adquirindo cerca de 20% a 25% da produção total. O ano comercial para o trigo vai de abril a março, enquanto para o arroz, de outubro a setembro.
O governo comprou 14,8 milhões de toneladas de trigo neste ano comercial ante 16,7 milhões de toneladas em 2004/05. Ele espera comprar 16,2 milhões de toneladas de trigo no próximo ano, que começa em abril.
Ainda, de acordo com estimativas anteriores, a produção de trigo da Índia em 2006 deverá somar 73,1 milhões de toneladas, levemente superior aos 73 milhões do ano passado.