Arroz – Ruralistas da Argentina fazem alerta a brasileiros

Diversas associações argentinas de produtores de arroz emitiram um comunicado alertando para a faca de dois gumes em que poderia se transformar o Mecanismo de Adaptação Competitiva (MAC). .

As entidades argentinas de produtores de arroz divulgaram um comunicado alertando para a faca de dois gumes em que poderia se transformar o Mecanismo de Adaptação Competitiva (MAC).

O sistema de salvaguardas para o comércio entre o Brasil e a Argentina foi criado há duas semanas pelos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner. O alerta envolveu a Federação de Entidades de Arroz da Argentina, a Associação Correntina de Plantadores de Arroz e a Federação de Cooperativas de Arroz da Argentina, entre outras. Segundo as entidades, o fato de os produtores brasileiros pedirem a aplicação do MAC poderá prejudicar, por tabela, os fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil, que são os principais fornecedores dos produtores argentinos.

O MAC pretende impedir “invasões” de produtos brasileiros na Argentina e vice-versa. Há poucos dias, o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, declarou que o arroz e o vinho made in Argentina poderiam ser o alvo da aplicação do MAC por parte de produtores brasileiros, que se consideram prejudicados pela “invasão” dos produtos.

– Os produtores de arroz e os funcionários do governo brasileiro não mencionam o fato de que a maior parte das máquinas e ferramentas, tanto agrícolas como industriais que nosso setor utiliza para produzir são brasileiras. Nos perguntamos o que pensarão a respeito as indústrias metalúrgicas do Rio Grande do Sul, onde a maioria delas está instalada, casualmente o mesmo Estado ao qual pertencem os produtores que colocam objeções e obstáculos ao comércio bilateral – diz o ofício divulgado ontem pelos argentinos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter