Arrozeiros de Alegrete pressionam pela derrubada do veto do governador

Amanhã a Assembléia Legislativa gaúcha poderá derrubar o veto do governador Germano Rigotto ao Projeto de Lei 102, que estabelece regras fitossanitárias rigorosas para o ingresso de produto do Mercosul no Rio Grande do Sul.

O presidente Cleomar Ereno e seu vice, Ivo Mello, participam amanhã da votação no Plenário da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, para a apreciação do veto do Governador ao Projeto de Lei nº 102/2005, de autoria do Deputado Jerônimo Gorgen, que dispõe sobre a comercialização, estocagem e trânsito de arroz, trigo e seus derivados, para consumo no território do Estado do Rio Grande do Sul.

A Associação dos Arrozeiros de Alegrete estará presente, atendendo à solicitação da Federarroz que propôs lotar o plenário com produtores rurais, como forma de pressão aos deputados para que o veto do governador seja derrubado. A votação acontece ás 14 horas.

O PL-102 estabelece restrições à entrada de arroz e trigo da Argentina e do Uruguai, afora produtos de outros países, condicionando o ingresso à realização de análise prévia de resíduos químicos de agrotóxicos e fungicidas utilizados na produção das lavouras dos países vizinhos, bem como da presença de micotoxinas. Além disso, prevê o controle obrigatório de pesagem em todos os pontos de fronteira por onde ingressam os caminhões vindos do Mercosul.

Aprovado em novembro do ano passado pelos deputados gaúchos, inclusive com o apoio da bancada do PMDB, o PL- 102 sofreu veto do Governador Germano Rigotto que alegou proteção aos interesses do Mercosul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter