Uruguai tenta anular bloqueio a seu arroz no Brasil

A chanceler interina do Uruguai, Belela Herrera, remeteu à embaixada brasileira em Montevidéu uma nota em que solicitou a anulação da medida imposta no estado do Rio Grande do Sul
.

O governo uruguaio iniciou negociações com o do Brasil para anular os impedimentos à entrada de arroz uruguaio no país, informaram hoje fontes oficiais. A chanceler interina do Uruguai, Belela Herrera, remeteu à embaixada brasileira em Montevidéu uma nota em que solicitou a anulação da medida imposta no estado do Rio Grande do Sul.

No entanto, o ministro uruguaio da Pecuária e Agricultura, José Mujica, se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência brasileira, Luiz Dulci, para analisar o assunto. Apesar da opinião contrária da chancelaria brasileira, a Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul renovou uma lei que impede a entrada de arroz uruguaio no país. A norma impõe severos controles na fronteira riograndense.

As autoridades brasileiras alegaram que o sistema de controles na fronteira é feito para evitar inconvenientes de saúde nos habitantes do estado. O presidente da Associação de Cultivadores de Arroz no Uruguai (ACA), Hugo Manini, qualificou ontem de “insensatos” os impedimentos brasileiros sobre o arroz uruguaio. O Brasil foi até o ano passado o principal mercado para o arroz, até ser substituído pelo Irã, para onde hoje se volta 40% da produção uruguaia do grão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter