Clima beneficia lavouras de arroz no Rio Grande do Sul

Com o tempo seco verificado no último período, o percentual de lavouras colhidas começa a aumentar, atingindo os 3% nessa semana.

Beneficiadas pelo clima, as lavouras de arroz se desenvolvem em muito bom estado. Com o tempo seco verificado no último período, o percentual de lavouras colhidas começa a aumentar, atingindo os 3% nessa semana.

Segundo levantamento semanal das culturas realizado pela Emater/RS-Ascar, as primeiras cargas retiradas das lavouras confirmam as boas produtividades esperadas, que em média estão variando entre 5,5 mil e 6 mil quilos por hectare.

Até o presente momento, as barragens se encontram nos seus níveis considerados normais para esta época, com exceção de algumas poucas barragens da região da Campanha (Bagé e municípios ao redor), onde a quantidade de água talvez não seja suficiente para uma irrigação adequada até o final do ciclo, o que poderá provocar o abandono de alguns quadros e a diminuição da produtividade.

De maneira geral, a situação do milho se manteve inalterado em relação à semana passada, com a evolução das fases dentro da normalidade e o estado atingindo 29% de sua área já colhidos, contra os 25% registrados anteriormente.

Durante o período, se observou leve declínio nas condições de desenvolvimento e no potencial produtivo de algumas lavouras, principalmente nas plantadas mais recentemente e nas localizadas em solos rasos, onde a manutenção da umidade fica dificultada pela irregularidade das chuvas. Esse cenário é mais visível nas regiões do Alto Uruguai (Regional de Erechim) e no Noroeste Colonial (Regional de Ijuí).

Nessas regiões alguns produtores vêm registrando perdas ao redor dos 20%. Mas segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, boa parte dos 39% das lavouras que se encontram nas fases de floração e enchimento de grãos, poderão ter seu desenvolvimento recuperado se as chuvas retornarem nos próximos dias.

A soja segue apresentando desenvolvimento dentro da normalidade, apesar da irregularidade e a má distribuição das chuvas. Até o momento se estima que 53% das lavouras se encontram em fase de enchimento de grãos e 39% em plena floração. Além do clima inconstante, outra preocupação que prende a atenção dos produtores é a presença da ferrugem asiática nas lavouras gaúchas.

Apesar do avanço da doença, a situação ainda é de controle, com os produtores intensificando a aplicação preventiva de fungicidas. De maneira geral, a maioria das lavouras apresentam boa massa foliar, com as plantas conseguindo reter as vagens recém-formadas devido à umidade ainda presente no solo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter