Principais doenças do arroz serão discutidas no dia de campo em Sinop
Objetivo é aumentar a produtividade e a qualidade do arroz.
O 12º Dia de Campo do Arroz, promovido pela APA – Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso, no próximo dia 31 de março, no centro de pesquisa Agro Norte em Sinop, vai enfocar novas tecnologias de produção de arroz de terras altas, sistema de plantio em terra velha, rotação de culturas e manejo de pragas, doenças que visa aumentar a produtividade e qualidade do grão.
Um dos palestrantes será o agrônomo Paulo Ribeiro, cujo tema será “Recomendação por Base Genética”. Ele adiantou que vai enfocar as doenças do arroz.
– Cada Culitvar (variedade) é atacado por diferentes doenças, agronômicamente falando, cada cultivar é mais susceptível a uma doença específica (variedade fraca, não tem resistência a determinada doença). Será uma palestra dinâmica mostrando plantas atacadas por doenças, comparando com plantas onde foi feito o tramento com fungicida para o controle das mesmas – ressaltou.
A brusone é a doença do arroz mais expressiva no Brasil, causando perdas significativas no rendimento das cultivares suscetíveis quando as condições de ambiente são favoráveis. A brusone ocorre em todo o território brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Os prejuízos são variáveis, sendo maiores em arroz de terras altas. Em condições favoráveis à doença, na Região Centro-Oeste brasileira, as perdas podem chegar até 100%.