Dia de campo em Sorriso demonstrará potencialidade do arroz Curinga
O dia de campo contará com a participação da empresa Agro Norte, Embrapa e outras empresas do setor de arroz.
Neste sábado, será realizado em Sorriso, na fazenda Santa Anastácia, um dia de campo para avaliação da colheita do arroz da variedade BRSMG Curinga, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e a Epamig. A fazenda, de propriedade do produtor rural Argino Bedin, fica na rodovia BR- 163, Km 780.
O evento acontecerá das 8h às 11h e terá apresentação de tecnologias de produção, características do cultivar, colheita, produtividade, qualidade de grãos e técnicas de manejo. O dia de campo contará com a participação da empresa Agro Norte, Embrapa e outras empresas do setor de arroz.
A BRSMG Curinga, considerada a mais nova opção de arroz de terras altas apresentada pela Embrapa, tem como principais características a resistência ao acamamento, tolerância a brusone – principal doença fúngica da cultura no Centro-Oeste – e é classificada como grão longo-fino.
Este cultivar tem boa resistência à seca e alto potencial de produção no cultivo de terras altas. No sistema de cultivo em várzeas, a BRSMG Curinga apresenta produtividade média de 4.465 kg/ha, com variação de 4.428 kg/ha a 4.497 kg/ha, o que demonstra sua alta estabilidade produtiva.
A BRSMG Curinga destaca-se também na culinária, com os grãos soltos e macios após o cozimento. Essa característica é conferida principalmente pelo teor de amilose (26,6%) e temperatura de gelatinização (nota 3,7) intermediários. A variedade é recomendada para os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantis, Rondônia, Amazonas, Pará e Piauí. Os produtores de arroz começaram a ter disponibilidade de sementes desta nova cultivar nesta safra.