Ministro prevê uma safra pior em 2007

Entre 2005 e 2007, a queda na área deve chegar a 12 milhões de hectares.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que o Brasil colherá em 2007 a pior safra dos últimos cinco anos. Segundo ele, o endividamento e a descapitalização dos produtores devem provocar a redução de 6 milhões de hectares na área plantada. Entre 2005 e 2007, a queda na área deve chegar a 12 milhões de hectares.

As declarações foram feitas ontem durante seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2006 e 2007, em São Paulo. Ele disse que as causas das dificuldades do setor estão relacionadas a fatores fora do alcance do ministério, como o câmbio e deficiências de infra-estrutura.

O ministro informou que o Plano Safra 2006/2007 deve ser anunciado até o final de maio e que a linha mestra será ‘mais dinheiro e mais barato’. Sobre o pacote de apoio divulgado pelo Mapa, Rodrigues disse que serão alongados R$ 7 bilhões em créditos de investimento e mais R$ 7 bilhões em custeio.

Segundo ele, isso deve amenizar a crise, mas não deve resolver o problema de endividamento do setor primário e de todo o agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter