Conselheiro de Santa Maria (RS) quer renda para o produtor
Em Santa Maria, o eleito pela quarta vez, com 81% dos votos, foi Robertinho Luiz Meneghetti. Conforme o eleito, a sua luta será pela rentabilidade da lavoura.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), elegeu seus novos representantes na última sexta-feira. Essa escolha acontece a cada três anos. Somente os municípios que plantam acima de 200 mil hectares e colhem mais de 200 mil sacas de arroz podem ter o seu representante.
No Rio Grande do Sul, são 72 conselheiros. Em Santa Maria, o eleito pela quarta vez, com 81% dos votos, foi Robertinho Luiz Meneghetti. Conforme o eleito, a sua luta será pela rentabilidade da lavoura.
Para ele, após os intensos protestos dos agricultores e do pacote lançado pelo governo o preço do arroz reagiu um pouco. Mesmo assim, a classe ainda demonstra insatisfação. Em Santa Maria, a média de preço da saca do produto fica entre R$ 18,00 e R$ 20,00.
Cidades como São Martinho da Serra, por exemplo, que não possui representante do Irga, podem ser assessoradas pelos municípios vizinhos.
Em Santa Maria, existem 380 associados. O produtor que deseja se associar deve ir na sede da instituição, levando bloco do produtor e o documento de identidade. A inscrição é fundamental para o seguro contra granizo, por exemplo.