Argentina exporta para o Senegal

Parceiro do Mercosul estaria entrando no mercado de quebrados que o Brasil dominou nos últimos meses.

A indústria arrozeira de Entre Rios, na Argentina, confirmou duas exportações significativas nesta semana. Um navio com 15 mil toneladas de quebrados foi embarcado para o Senegal, na África, a partir do porto de Ibicuy. Para dar suporte à exportação a indústria estabelecida na Província de Corrientes precisou colaborar. Este foi o primeiro embarque viabilizado no porto interno, abrindo novas possibilidades de negociação para os argentinos.

Outra grande notícia que está sendo comemorada pela indústria castelhana é o contrato de exportação de 30 mil toneladas de arroz beneficiado (5%) ensacado para o Iraque. O produto será embarcado no mesmo porto. A carga deverá sair até o dia 20 de julho. O mercado interno brasileiro está comemorando as exportações argentinas para terceiros mercados, embora no arroz quebrado esteja concorrendo diretamente com o Brasil. Segundo agentes de mercado, o importante é que esse arroz excedente deixe o Mercosul, independentemente de qual seja o país que exporta.

URUGUAI

O mercado internacional também agitou-se na última semana com a confirmação de que o Irã realizou uma compra de 800 mil toneladas de arroz branco (100%) de empresas privadas da Tailândia, mesmo que o produto esteja com preços acima de outros países. O diferencial da Tailândia é a capacidade de atender toda a demanda do país muçulmano. Do total das importações iranianas, 60% do arroz tem origem no país asiático.

O Irã atualmente é o principal mercado importador de arroz do Uruguai, que continua com contratos a cumprir. Segundo agentes do mercado uruguaio, o pais sul-americano não tem capacidade de competir no mercado internacional com volumes tão grandes por absoluta falta de produto. As 800 mil toneladas correspondem a quase totalidade de produto que os uruguaios exportam em um ano.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter