Seagro e Embrapa lançam novos experimentos de arroz no Estado

Entre elas destacam-se variedades com resistência a brusone, tolerância à seca e aumento da produção.

A Embrapa Cerrado Arroz e Feijão e a Seagro – Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento/TO lançam nesta quinta-feira, 7, novos experimentos de variedades de arroz irrigado no Estado. Os experimentos serão realizados nos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Dueré.

Nos experimentos serão utilizadas tecnologias em cerca de 30 variedades novas de arroz.

– Nestes ensaios estaremos desenvolvendo modernas técnicas de plantio do arroz irrigado resistentes a doenças e com melhor produtividade no cultivo – argumentou Paulo Hideo Rangel, da Embrapa.

Segundo o secretário Roberto Sahium, as variedades irão trazer novos horizontes para a produção do arroz no Estado.

– Estamos apostando em outras variedades resistentes a doenças e alto padrão de qualidade. A nossa missão é colocar a rizicultura nos trilhos da produção para que possamos entrar na pauta de exportação – disse.

Reunião

Na manhã desta quarta-feira, 6, técnicos da Embrapa apresentaram ao secretário Roberto Sahium os principais projetos de melhoramento genético do arroz que estão em andamento no Estado. Entre os projetos foram destacados quatro, todos com foco voltado para o aumento da produção do arroz irrigado no Tocantins. Entre eles estão: resistência a brusone, tolerância à seca e aumento da produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter