Federarroz e entidades de São Gabriel lançam hoje a 17a Abertura da Colheita do Arroz
Evento acontece na Farsul, a partir das 20h30min. Antes, haverá convites oficiais às autoridades estaduais e reunião de mobilização de produtores no IRGA.
A Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de São Gabriel, juntamente com a Federarroz, promovem nesta terça-feira, dia seis de fevereiro, a solenidade de lançamento da 17ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de dois a quatro de março em São Gabriel (RS). O lançamento está marcado para acontecer às 20h30min no restaurante da, localizado na Praça Professor Saint Pastous,125, Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre /RS.
A solenidade de reveste de especial importância porque será apresentada a programação oficial aos convidados e à imprensa, bem como a listagem dos sete homenageado de 2007 como Homens e Mulheres do Arroz, bem como com o título de Cientista do Arroz. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é considerado o maior evento deste segmento de produção em toda a América Latina.
O lançamento, em Porto Alegre, contará com a presença dos patrocinadores e entidades parceiras do evento, bem como da Rainha Gabriela Paim Rosso (Alegrete), da 1ª. Princesa Kellen Bolson da Silva (Dom Pedrito) e a 2ª. Princesa Patrícia Muniz Dias (São Gabriel).
O presidente da Associação de Arrozeiros de São Gabriel, Paulo Lederes, destaca que após a cerimônia será servida aos convidados uma deliciosa Paella Valenciana elaborada com arroz gaúcho, aquele qe é considerado pelos consumidores o melhor arroz do Brasil.
O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, afirma que este é um momento importante para a orizicultura nacional e que os arrozeiros, técnicos e demais elos da cadeia produtiva, devem comparecer a São Gabriel para prestigiar a programação técnica e, principalmente, às conversações que estão em andamento em busca de soluções para a crise de mercado que completa três safras.
– Acreditamos que em 2007, apesar de todo o endividamento e a atual conjuntura de preços, o produto será um pouco mais valorizado. Mas, sabemos que para os arrozeiros nenhuma vitória acontece sem luta e união avisou.
ROTEIRO
Durante a terça-feira, uma comitiva formada pelas soberanas da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, dirigentes da Associação de Arrozeiros e do Sindicato Rural de São Gabriel e da Federarroz cumprem roteiro em Porto Alegre, onde farão o convite oficial às autoridades estaduais. Também haverá visitação aos principais órgãos de imprensa da capital.
MOBILIZAÇÃO
As lideranças arrozeiras do Rio Grande do Sul também estarão reunidas, às 16h, no IRGA. Os preços em queda para patamares muito preocupantes, nas duas últimas semanas, desencadearam propostas de mobilização por parte dos produtores. Não estão descartados atos de protesto nos próximos dias. Os produtores estão exigindo garantia de preço mínimo de R$ 22,00 por parte do Governo Federal.
Maiores Informações:
Federarroz:
(53) 32436002/32433256
federarroz@terra.com.br