Governador visita colheita do arroz em Lagoa da Confusão
Com 7.675 hectares plantados do cereal, a fazenda é a maior produtora do Tocantins e obtém uma produtividade média de 87 sacas por hectare.
O governador Marcelo Miranda (PMDB) visita, neste sábado, 14, às 10h, a colheita de arroz da fazenda Dois Rios, localizada no município de Lagoa da Confusão, Sudoeste do Estado. Com 7.675 hectares plantados do cereal, a fazenda é a maior produtora do Tocantins e obtém uma produtividade média de 87 sacas por hectare. No município, a média obtida é de 75 sacas/hectare.
Considerando que o Tocantins possui uma área plantada média de 40 mil hectares de arroz, segundo técnicos da fazenda, a Dois Rios, sozinha, possui um quinto de toda a área cultivada de arroz do Estado. Na fazenda, se alternam as plantações de arroz e soja, o que aumenta a lucratividade. Atualmente, a colheita do arroz já atingiu 80% da área, devendo chegar a 39 mil toneladas colhidas ao final. Os principais mercados consumidores desta produção são os estados do Centro-Oeste, do Norte e Nordeste do país.
Finalizada a colheita, o que deve ocorrer em uma semana, se inicia o plantio de soja na fazenda, para a produção de sementes. A administração da fazenda que emprega 110 trabalhadores agora avalia a viabilidade de plantar também milho e girassol. Facilidades Em Lagoa da Confusão o cultivo de arroz é facilitado, sobretudo, pela condição de solo, com grandes áreas de várzea disponíveis à plantação. O município conta também com um grande potencial hídrico, formado pelos rios Formoso, Urubu, Javaé e Douradinho, que podem ser utilizados para a irrigação.
Atualmente, Lagoa da Confusão e região (Dueré e Formoso do Araguaia) estão na rota de investidores internacionais. Através da parceria entre produtores locais e o grupo americano Two Rivers Farm, a região está recebendo o aporte de US$ 32 milhões para o cultivo do cereal.