Produção de arroz na Argentina deve diminuir entre 15% e 20%

Segundo a ACPA, a produtividade caiu bastante durante a colheita em razão das condições climáticas pouco favoráveis.

A Associação Correntina de Plantadores de Arroz (ACPA) informou que a baixa produtividade na província de Corrientes deverá diminuir a produção da Argentina entre 15% e 20% nesta safra. Conforme a ACPA, a queda deverá recuperar o preço do grão no mercado internacional. As principais zonas produtoras de arroz daquele país se encontram em Corrientes e Entre Rios que, juntas, contabilizam 85% da produção doméstica.

Segundo a ACPA, a produtividade caiu bastante durante a colheita em razão das condições climáticas pouco favoráveis. Já o plantio iniciou com atraso devido à falta de água no segundo semestre de 2006. Em seguida, as precipitações constantes provocaram a queda na qualidade do grão, atrasaram a colheita e, conseqüentemente, a lavoura teve pouca radiação solar.

De acordo com a equipe de política setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina (SAGYP) informou, no último boletim de abril, que a produção de arroz recuaria cerca de 7%, chegando a 1,1 milhão de toneladas. Mas a entidade representativa dos produtores argentinos divulgou uma possível queda entre 15% e 20%. Assim, a produção chegaria, no máximo, a um milhão de toneladas.

Com informações de Arroz.com

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter