Irga quer criar fórum de discussão para temas arrozeiros
Pela manhã, ocorre o 1º Encontro Regional do Projeto 10, com a participação de 48 produtores que participaram do projeto nesta safra e obtiveram média de 8.359 quilos por hectare.
O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), juntamente com a Planfer, realiza, na quinta-feira, a partir das 13h30min, no Centro de Eventos (Fenadoce), o 1º Encontro Planfer-Irga. O objetivo é criar fórum regional para discutir temas de interesse dos orizicultores. Empresas parceiras, como Dow AgroSciences, FMC, Roundp, Serrana Fertilizantes, Basf, Hadler-Hasse e Risoy, participam do evento. São esperados em torno de 300 participantes.
Pela manhã, ocorre o 1º Encontro Regional do Projeto 10, com a participação de 48 produtores que participaram do projeto nesta safra e obtiveram média de 8.359 quilos por hectare. Participam ainda, os integrantes do quadro de pesquisa e extensão do Irga e convidados especiais. Deste encontro, saem os resultados e os rumos da lavoura orizícola na Zona Sul.
O desafio é conseguir lavoura sustentável e ecológica, financeira e economicamente viável e que se sobreponha às dificuldades da região como frio, drenagem e outros fatores, que contribuem para o achatamento do teto produtivo frente às regiões mais amenas, explica o gerente da regional Zona Sul, Marcos de Souza Fernandes.
– Não temos receitas mágicas, mas recomendações práticas que hoje já estão comprovadas com a ajuda da pesquisa e dos próprios produtores como época de semeadura, densidade, maior precocidade no controle de invasoras e irrigação, além do tratamento de sementes e uréia no seco – diz.
Segundo ele, permanecem como incógnitas o ponto de equilíbrio produtivo e econômico, o nível nutricional que se deve buscar no solo e o controle de doenças fúngicas, que já começa a se desenhar neste cenário.